sexta-feira, 15 de abril de 2011

Xadrez - SP Master Series - 1ª Etapa


O grande mestre Alexandr Fier, de Americana, foi o vencedor da 1ª Etapa Master do São Paulo Master Series. A prova foi realizada na noite desta última terça-feira no Club Athletico Paulistano, na capital paulista.



O São Paulo Master Series é uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento do Xadrez (ADX). Além de Fier, participaram os grandes mestres Felipe El Debs, Everaldo Matsuura, Krikor Mekhitarian, Gilberto Milos Jr e Giovanni Vescovi; o mestre internacional Jefferson Pelikian e o jovem mestre Fide Luiz Guilherme Abdalla.



Para ficar com o título, Fier venceu seus três matches pelo placar de 2 a 0, contra Vescovi, Mekhitarian e, na final, Matsuura.



Para chegar à final, Matsuura havia vencido Abdalla por 2 a 0 e Milos por 1,5 a 0,5.



Mekhitarian ficou com o bronze, derrotou Milos por 1,5 a 0,5 na decisão do terceiro lugar.




Na primeira rodada Mekhitarian vencera El Debs pelo mesmo placar, enquanto Milos bateu Pelikian por 2 a 0.


Na decisão pelo quinto lugar, após empatarem o match em 1 a 1, Vescovi e Abdalla protagonizaram um emocionante leilão, em que o primeiro ofertou 1'02" de vantagem para as brancas e o segundo 1'03". Vescovi, que na segunda rodada derrotara El Debs por 2 a 0, venceu o desempate e ficou com a quinta colocação.



Este foi o segundo Armagedom de Abdalla, que na segunda rodada venceu o desempate contra Pelikian.



Na decisão da sétima colocação, vitória de El Debs sobre Pelikian por 2 a 0.



O certame foi disputado no sistema de chaves, com matches de duas partidas. Em cada match, os contendores enfrentavam-se tendo brancas em uma partida e pretas na outra. O ritmo de jogo foi o relâmpago, com cada jogador tendo três minutos com bônus de dois segundos por lance. Em caso de empate num match, o desempate foi pelo sistema Armagedom. Nesse sistema, jogado sem bônus de tempo por jogada, o condutor das brancas tem seis minutos e a obrigação de vencer. As cores de cada jogador e o tempo das pretas são decididas por leilão: o jogador que oferecer a maior vantagem de tempo joga de pretas com o tempo ofertado e a vantagem do empate. Todas as partidas tiveram transmissão de vídeo ao vivo, através da página oficial [http://www.spmasterseries.com.br/].

Veja o Armagedom do Abdalla x Pelikian:

Nenhum comentário:

Postar um comentário